quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Meu depoimento...
                   Meu primeiro contato com a leitura e a escrita foi em casa incentivada por minha tia, que gostava de contar estórias para mim e meus irmãos. Ficávamos horas ouvindo as estórias que lia  em voz alta de um livro que tínhamos, com muitas páginas e ilustrações “Meu pé de laranja Lima”.  Lembro muito daquelas cenas eu, meus irmãos que eram menores e minha tia lendo com entonação cada capítulo e sempre que terminavam esses momentos fazíamos desenhos em algumas folhas de cadernos. Eu adorava colorir meus desenhos e minha tia era quem escrevia no verso destas folhas o que os desenhos representavam e muitas vezes eu tentava imitar sua letra. Também comecei a  me interessar por revistas de histórias em quadrinhos os famosos “Gibis” que tinha na casa da minha tia, gostava de ficar vendo as figuras.
                    A partir do momento que entrei na escola, com muita expectativa consegui com o auxílio de ótimas professoras formar silabas, palavras, frases e escrevê-las. No final do primeiro ano já lia. Nas séries posteriores eu já lia e escrevia com mais segurança e a medida que os anos se passaram isto ia se concretizando. Quando cheguei na 5ª série lembro que já lia os romances a Moreninha e Iracema, livros sugeridos pelo professor além é claro dos muitos livros didáticos. Hoje sou professora  e procuro sempre incentivar os meus alunos a lerem e a escrever em todos os momentos.

                                                         Ler é fundamental para seguir as regras com                       consciência, mas a expressão pessoal é vital e a escrita é essencial para isso. A oralidade esvanece e a escrita permanece. Animais comunicam- se oralmente, a peculiaridade do ser humano reside na escrita. É preciso ler e compreender o mundo, mas na escola da vida temos que assinar o livro da presença. Decididamente, a escrita não é um luxo.
                                                                        Nilson José Machado


Nenhum comentário:

Postar um comentário