domingo, 29 de setembro de 2013

ESQUELETO - CORPO EM MOVIMENTO



Situação de Aprendizagem: ESQUELETO / Corpo em movimento

      Publico alvo:  9° ano - 3° bimestre

A situação de aprendizagem envolve atividades  referente ao sistema esquelético
 e muscular. A partir de uma exposição dialogada, os alunos realizarão uma série de atividades para descobrir a função das articulações e dos músculos no processo de movimentação.

      Tempo previsto:  4 aulas.

      Conteúdos e temas: Função do esqueleto; ossos e articulações; mobilidade do corpo humano.

       Competências e habilidades: interpretação de imagem; observar  e responder  perguntas de forma objetiva; emitir opiniões e os argumentos que as fundamentam; fazer pesquisas de diferentes fontes de informação.

      Estratégias: exposição dialogada; realização de experimentos com materiais simples a partir de protocolo e pesquisa em atlas do corpo humano.

     Recursos: recursos multimídias, lousa, giz, livros didáticos e atlas do corpo humano.

   Avaliação: as respostas dos alunos para as questões de interpretação dos resultados obtidos nos testes e também a participação nas aulas dialogadas e experimentais.


 
Sondagem:
O que diferencia esses dois seres vivos quanto a estrutura esquelética?
O aluno deverá fazer uma leitura da imagem








 













Problematização:

Comparação: Mobilidade
O aluno deverá responder no caderno por que os vegetais são fixos e os animais são móveis. E qual será a vantagem evolutiva?


ÁRVORE X SER HUMANO

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYp5YpgsFKVX9JdBhYYB1Wknoezpxik_v0Hnz0vREuoLOth16eRNP_xxoBk08SFOWPQMTwgxGvkXzBKICJ_P7ELJEqVKZ8gnXYGtQyxcEHNJaea4mNFuD09rh2FoDzTX_BwQbNxcFjJFBF/s200/MP900427683.JPG  

 





















Contextualização:

Montagem de um esqueleto
Conhecer melhor o alicerce do corpo humano, aprendendo  a caracterizar o esqueleto.





 



Parte experimental:

Desossar um frango

Objetivo: Verificar a importância dos ossos na sustentação do esqueleto.

Busca de dados de forma diversificado

Introdução de textos:

O esqueleto do bebê: Adaptado de:
http://www.hemomline.com.br/medula.htm

Para saber mais .Ciências naturais  ossos. São Paulo:Abril.s/d.p.26.Coleção Recreio

Através dos textos os alunos irão conhecer os principais ossos/ músculos, funções e caracterização.
Principais doenças do esqueleto

Aprendizagem significativa e evolução conceitual:




Sistematização do conhecimento:

MONTAGEM DE UM MAPA CONCEITUAL

O aluno deverá montar um mapa  conceitual.


   
                       VISITA UMA A ACADEMIA



Objetivo

Em grupo, os alunos realizarão algumas atividades físicas em aparelhos de musculação para permitir a reflexão sobre a função das articulações, músculos e sustentação do corpo.

Procedimentos

a) Cada aluno deverá realizar uma determinada atividade (caminhada na esteira, abdominal, tríceps e bíceps) sobre orientação do profissional e observar o trabalho da articulação no movimento realizado.
b) Um segundo aluno tentará realizar a mesma atividade nos aparelhos procurando não mover a principal articulação exigida.
c) Enquanto os alunos realizam as atividades físicas, os demais alunos do grupo deverão registrar quais são as partes do corpo diretamente envolvidas no movimento e quais dificuldades existiriam se não houvesse articulações, ossos e músculos

                              
 AVALIAÇÃO
         TEXTO
         MÚLTIPLA ESCOLHA


  RECUPERAÇÃO
         TEXTO
         MÚLTIPLA ESCOLHA


Um comentário: